O caçador de pipas.

É incrível ver a facilidade que este livro teve de me fazer chorar. A cada capítulo que se passava era uma emoção nova, e lá ia eu, chorar como criança enquanto lia uma palavra por vez.
O livro conta inicialmente a história de dois meninos. Amir era um jovem privilegiado. Pertencia à etnia dominante do país, a pashtu, freqüentava a escola, morava em uma bela casa e seu pai era um homem rico e de negócios, além de ser uma figura conhecida de Cabul. Órfão de mãe e um jovem relativamente frágil.
Hassan, seu melhor e único amigo, é o oposto, talvez até um outro eu de Amir. A única semelhança com o amigo é a ausência materna em sua vida. Era analfabeto e, assim como o seu pai, era serviçal na casa de Amir. Pertencia à minoria hazara, etnia menos abastada, discriminada e odiada no Afeganistão. Hassan é eternamente fiel ao amigo, sentimento este, que em alguns momentos faz despertar revolta em Amir.

Lembro que uma das frases mais marcantes do livro é quando Hassan diz à Amir que por ele "faria isso mil vezes". Amir fascinava Hassan ao ler contos populares para o amigo analfabeto, sem sabe que o primeiro a maioria das vezes inventava a história, não a lia de verdade.
No dia de um campeonato de pipa, acontecimento tradicional no Afeganistão, acontece algo que mais uma vez definiria a vida de Amir. Hassan é brutalmente violentado por três jovens, ao disputar com eles a última pipa que ficou no céu durante a competição, a pipa azul. Amir presencia tudo, mas não faz nada para ajudar o amigo. Decide então, não contar o que viu para ninguém.
O tema principal do livro não é a amizade ou a traição. Na verdade, ele trata de um dos sentimentos mais humilhantes e, às vezes, mais revoltantes para o homem: a covardia.
Mesmo após emigrar com o pai para os Estados Unidos, durante a invasão soviética, o fantasma daquele dia ainda o atormenta. Após terem se passado vários anos, e tantos outros acontecimentos marcantes como o seu casamento com Soraya, a morte de seu pai com câncer, um dia, ele recebe um telefonema de um amigo que morava no Paquistão, Rahim Khan, e finalmente tem a chance de reparar o erro do passado. "Ser bom de novo", como Rahim Khan diz. Amir volta a sua terra natal e enfrenta uma realidade cruel. Descobre coisas que jamais imaginou descobrir, se revolta, encontra forças nem ele sabe de onde para enfrentar fantasmas do passado e se descobre um novo homem.
O caçador de Pipas nos mostra que mesmo no terror ainda há espaço para o humano, a amizade e o amor. Além da história em si, o livro nos brinda com uma cultura totalmente desconhecida para o mundo ocidental e nos mostra que não há fronteiras para o drama humano. O autor conduz a história e os personagens de forma extremamente humana. Seu enredo é plausível e desperta no leitor inúmeros sentimentos diferentes. Desde amor até indiferença e revolta.
"O caçador de pipas" é do escritor Khaled Hosseini. É um grande sucesso da literatura mundial, aclamado pela crítica e pelo mundo, teve seus direitos autorais vendidos para 29 países e teve até uma versão para o cinema.
Para saber mais sobre o livro ou até mesmo compra-lo, entre no minisite
http://www.ocacadordepipas.com.br/
Tá ai a dica, espero que gostem.

12 comentários:

Hernan Fernandez disse...

Eu ainda não li o livro e muito menos assisti o filme, mas ouvi falar muito bem dele. Depois de sua sinopse, já entrou na minha lista...hahaha
beijos querida!
Já linkei lá no blog! ;)

Anônimo disse...

Oi Janaína.
Obrigado convite e pela dica, adoro livros emocionantes.
Acredita q baixei o caçador de pipas e ainda não iniciei a leitura?
Valeu.
Gde abraço.

Gabriel Lopes disse...

Janaína
kkkkkkkkkkkkkkk

Vim deixar meu 1° coment. nesse seu novo blog :D

Então...lembro de ter ganhado esse livro num bingo do CNA mas acabei trocando por outro prêmio.

Mas assim que terminar de ler "O Tempo e o Vento" quero ler ele.

Jana,mais uma vez parabéns pelo blog novo!
Tratarei de arrumar um espaço no "matagal" pro seu link
hehehe
bjs

Vanessa Anacleto disse...

Oi, Janaína, acho que essa coletiva é um prato cheio para vc. para conferir o post de chamada http://fio-de-ariadne.blogspot.com/2009/01/blogagem-coletiva-o-livro-da-minha-vida.html.

Abraço

Ka disse...

Não precisa de convite não..

É só ir lá no post da menina e dizer que aderiu

Mas se achar melhor: sinta-se convidada!!

beijos

Glenda disse...

Eu vi tua resposta sobre o post da Ice, sobre a ex que foi te esculachar... ninguém merece né... Elas que são uma sem cultura, sem estilo, não tem vida e querem cuidar da nossa!! Ninguém merece né! Isso sim faz a gente se sentir importante! Querem cuidar da nossa vida porque representamos alguma coisa pra elas não é mesmo!!

Beeeiijooos!

Eu, Thiago Assis disse...

O filme é uma decepção (realmente é muito raro um filme estar a altura do belo livro do qual foi inspirado) mas o livro é incrivelmente bonito
=]


www.thiagogaru.blogspot.com

Anônimo disse...

ainda não li o livro, mas assisti o filme. lindodemorrer, chorei horrores.
bom final de semana pra ti!
=*

Eric Luiz Ferreira disse...

Janaína,

eu não tive a oportunidade de ler o livro, porém, assisti o filme 2 vezes.....achei o filme emocionante...

Aprendi muito, que devemos ser verdadeiros e enfrentar sempre os nossos desafios....e nunca desistir dos obstáculos...

abraços, e parabéns pelo o blog.....Sucessos!!!!

Anônimo disse...

obrigado amigo! ótimo post!

Anônimo disse...

Sweet site, eu não tinha encontrado antes blog.angelsfromabroad.com em minhas pesquisas! Realizar o trabalho fantástico!

Anônimo disse...

Uau! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?