Um Estudo em Vermelho

Ganhei os cinco primeiros livros da série de Sherlock Holmes de presente do meu amigo secreto, Fernandinho.
O meu pedido partiu, sim, por conta do filme, que assisti várias vezes, por ser admiradora do Robert Downey Jr.
Quando comentei que queria ler a série do detetive as pessoas me falaram que ia ficar chato: "Você já assistiu o filme, agora o Holmes vai ter a cara do Downey Jr". Como se eu ligasse para isso.

Bom, vamos falar sobre o livro.
Assim que começei a ler já percebi que iria gostar ainda mais ainda do Sherlock. O nosso narrador, Dr. Watson, conta em detalhes do primeiro encontro com Holmes, a mudança e o primeiro e surpreendente caso dele em parceria com o amigo.

Com o desenrolar dos fatos e as deduções de Sherlock, imaginei que a segunda parte do livro seria uma continuação do primeiro. Mas, para minha surpresa, uma nova história, paralela ao caso, surge aos olhos do leitor, que aos poucos é revelada como sendo a mesma e os casos se misturam.


Ao final, Holmes relata minuciosamente cada um dos detalhes e se queixa por não ter o reconhecimento do caso, que ficam para os investigadores da Scotland Yard. O Dr. Watson, por sua vez, acalma o amigo dizendo que um dia isso vai acontecer, pois está guardando todos os fatos em seu diário.

Vou começar a ler o segundo livro da série e em breve volto para contar a continuação, ou não, das aventuras de Holmes e Watson.

3 comentários:

Jaquee Ribeiro disse...

Já li e tipo, foi por acaso. Peguei-o na biblioteca da escola e tive a sorte de ser o primeiro livro do Conan Doyle. Depois como não tive a mesma sorte baixei a sequência que não é bem uma sequência, mas é o segundo livro que aparece o Sherlock: "O signo dos quatro". Hey, boa leitura!

Kelly Marques disse...

Oi Janaina!
Confesso que o que me faze a comprar os primeiros livros da série do Sherlock Holmes também foi o filme. Adorei!
Quanto ao Robert Downey Jr., ele ganhou minha admiração depois que assisti o primeiro filme do "Homem de Ferro". Com "Sherlock Holmes" ele me conquistou de vez.
Beijos!

Pockie B disse...

Bom, "Um estudo em vermelho" foi um dos primeiros livros do Sherlock que li, e já faz tempo. Bem antes de alguma idéia sobre outro filme do grande mestre. Esse livro é apenas o início de muitos casos de admiração dos fãs para com o Sherlock. Ele é simplesmente o mestre e deixa boquiabertos quaisquer leitores da obra sherlockiana.