Um Estudo em Vermelho

Ganhei os cinco primeiros livros da série de Sherlock Holmes de presente do meu amigo secreto, Fernandinho.
O meu pedido partiu, sim, por conta do filme, que assisti várias vezes, por ser admiradora do Robert Downey Jr.
Quando comentei que queria ler a série do detetive as pessoas me falaram que ia ficar chato: "Você já assistiu o filme, agora o Holmes vai ter a cara do Downey Jr". Como se eu ligasse para isso.

Bom, vamos falar sobre o livro.
Assim que começei a ler já percebi que iria gostar ainda mais ainda do Sherlock. O nosso narrador, Dr. Watson, conta em detalhes do primeiro encontro com Holmes, a mudança e o primeiro e surpreendente caso dele em parceria com o amigo.

Com o desenrolar dos fatos e as deduções de Sherlock, imaginei que a segunda parte do livro seria uma continuação do primeiro. Mas, para minha surpresa, uma nova história, paralela ao caso, surge aos olhos do leitor, que aos poucos é revelada como sendo a mesma e os casos se misturam.


Ao final, Holmes relata minuciosamente cada um dos detalhes e se queixa por não ter o reconhecimento do caso, que ficam para os investigadores da Scotland Yard. O Dr. Watson, por sua vez, acalma o amigo dizendo que um dia isso vai acontecer, pois está guardando todos os fatos em seu diário.

Vou começar a ler o segundo livro da série e em breve volto para contar a continuação, ou não, das aventuras de Holmes e Watson.

3 comentários:

Anônimo disse...

Já li e tipo, foi por acaso. Peguei-o na biblioteca da escola e tive a sorte de ser o primeiro livro do Conan Doyle. Depois como não tive a mesma sorte baixei a sequência que não é bem uma sequência, mas é o segundo livro que aparece o Sherlock: "O signo dos quatro". Hey, boa leitura!

Kelly Marques disse...

Oi Janaina!
Confesso que o que me faze a comprar os primeiros livros da série do Sherlock Holmes também foi o filme. Adorei!
Quanto ao Robert Downey Jr., ele ganhou minha admiração depois que assisti o primeiro filme do "Homem de Ferro". Com "Sherlock Holmes" ele me conquistou de vez.
Beijos!

Pockety disse...

Bom, "Um estudo em vermelho" foi um dos primeiros livros do Sherlock que li, e já faz tempo. Bem antes de alguma idéia sobre outro filme do grande mestre. Esse livro é apenas o início de muitos casos de admiração dos fãs para com o Sherlock. Ele é simplesmente o mestre e deixa boquiabertos quaisquer leitores da obra sherlockiana.