Livro do jornalista Mario Sergio Conti aborda, em 720 páginas, as diversas facetas do jornalismo, que colocaram e tiraram o então governador de Alagoas, Fernando Collor de Melo, no poder.
Conti divide o livro em duas partes e um epílogo.
Na primeira parte, comenta detalhadamente como cada um dos meios de comunicação personificaram a imagem de Fernando Collor de Melo antes, quando ainda era governador de Alagoas e apenas tinha a ideia de se candidatar presidente. Na segunda, aborda as tramoias que aconteceram após que ele assumiu o cargo.
Descreve ainda, em seu epílogo, como seu irmão Pedro Collor o denunciou e acabou com sua fama de bom moço, que já não era a mesma de antes.
A meu ver, o meio de comunicação que mais deu evidência à Collor foi a Rede Globo.
Tudo começou nas vésperas da eleição, quando, em um erro de edição, a matéria sobre o debate político que foi ao ar no Jornal Nacional dava 1min 12 a mais de evidência para o candidato em questão.
Uns dizem que a Globo elegeu Collor. Discordo.
Outros dizem que foi a Globo que derrubou Collor. Concordo, em termos.
O livro é direcionado para as pessoas que viveram naquela época, que conhecem os fatos mais não os seus por menores. Para os que tem paixão pela política e para aqueles que ainda acham que o jornalismo é o quarto poder.
Para mais informações, acesse o site da editora Companhia das Letras.
9 comentários:
Não li mas já ouvi falar e foi muito bem recomendando, beijinhos, bom final de semana.
muito legal seu blog... vous seguir
Já me falaram não pra ser sincera não tive a curiosidde de ler ..por mais que pareça muito bom ..
Abç.
Gostei mesmo da dica minha tia tem esse livro e nunca lí, vou pegar para ler, gosto muito de suas dicas, a primeira vez que liseu blog vc indicou A menina que roubava livros, desde então que vivo lendo aqui para saber de boas dicas, parabéns.
Continue atualizando
BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
Poxa, esse é um livro que eu adoraria ler...
Vou seguir seu blog, gostei do conteúdo! Abração
ahh como eu preferiria o tempo da serenata, de preferencia em ritmo de viola... pelo menos não ter que aguentar dramas orkutianos rsrsrs
Mas esse livro parece bom, gosto d elivros de politica, mas na minha opnião a globo elegeu e derrubou o Collor, assim como ela elegeu o Lula.
Acho a rede globo o mais perfeito exemplo de midia como 4º poder...
Adorei o blog ^^
tem quem diga que a globo tanto elegeu quanto derrubou o collor.
vou linkar seu blog no meu.
Onde vamos parar? Anos atrás tiramos o Collor do poder e agora ele volta para Brasília e já faz parte da CPI (como relator) da Petrobrás. Gente o que que é isso? Divulgem isto em blogs
Postar um comentário