Notícias do Planalto

Livro do jornalista Mario Sergio Conti aborda, em 720 páginas, as diversas facetas do jornalismo, que colocaram e tiraram o então governador de Alagoas, Fernando Collor de Melo, no poder.
Conti divide o livro em duas partes e um epílogo.
Na primeira parte, comenta detalhadamente como cada um dos meios de comunicação personificaram a imagem de Fernando Collor de Melo antes, quando ainda era governador de Alagoas e apenas tinha a ideia de se candidatar presidente. Na segunda, aborda as tramoias que aconteceram após que ele assumiu o cargo.
Descreve ainda, em seu epílogo, como seu irmão Pedro Collor o denunciou e acabou com sua fama de bom moço, que já não era a mesma de antes.

A meu ver, o meio de comunicação que mais deu evidência à Collor foi a Rede Globo.
Tudo começou nas vésperas da eleição, quando, em um erro de edição, a matéria sobre o debate político que foi ao ar no Jornal Nacional dava 1min 12 a mais de evidência para o candidato em questão.
Uns dizem que a Globo elegeu Collor. Discordo.
Outros dizem que foi a Globo que derrubou Collor. Concordo, em termos.

O livro é direcionado para as pessoas que viveram naquela época, que conhecem os fatos mais não os seus por menores. Para os que tem paixão pela política e para aqueles que ainda acham que o jornalismo é o quarto poder.

Para mais informações, acesse o site da editora Companhia das Letras.

9 comentários:

Lizzie Haubert disse...

Não li mas já ouvi falar e foi muito bem recomendando, beijinhos, bom final de semana.

Leandro Costa Vaz disse...

muito legal seu blog... vous seguir

Rosangela A. Santos disse...

Já me falaram não pra ser sincera não tive a curiosidde de ler ..por mais que pareça muito bom ..

Abç.

Rubens disse...

Gostei mesmo da dica minha tia tem esse livro e nunca lí, vou pegar para ler, gosto muito de suas dicas, a primeira vez que liseu blog vc indicou A menina que roubava livros, desde então que vivo lendo aqui para saber de boas dicas, parabéns.

Continue atualizando

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

Anônimo disse...

Poxa, esse é um livro que eu adoraria ler...
Vou seguir seu blog, gostei do conteúdo! Abração

Bia disse...

ahh como eu preferiria o tempo da serenata, de preferencia em ritmo de viola... pelo menos não ter que aguentar dramas orkutianos rsrsrs

Mas esse livro parece bom, gosto d elivros de politica, mas na minha opnião a globo elegeu e derrubou o Collor, assim como ela elegeu o Lula.
Acho a rede globo o mais perfeito exemplo de midia como 4º poder...

La(ize) disse...

Adorei o blog ^^

Aline Dias disse...

tem quem diga que a globo tanto elegeu quanto derrubou o collor.

vou linkar seu blog no meu.

Roni SkyDiver disse...

Onde vamos parar? Anos atrás tiramos o Collor do poder e agora ele volta para Brasília e já faz parte da CPI (como relator) da Petrobrás. Gente o que que é isso? Divulgem isto em blogs